Saturday, December 23, 2006

À espera

O nome é de profeta, a graça, de um anjo. Não sei de onde veio, nem quantos são os capítulos de sua vida. Sei apenas que, assim como tantos outros, passará este natal numa cama da UTI no Hospital da Criança Santo Antônio.

O leito é grande demais para o bebê que respira com dificuldade. As perninhas se abaixam e levantam quando alguém se aproxima e chama: Ezequiel. Ele não responde com a boca, ainda não sabe falar. No entanto, os olhos de longos cílios comprimem-se como se agradecessem a atenção. Não havia pais ou familiares ao seu lado.

Enquanto aguarda por uma cirurgia no coração, seu peito pula e chia. Os aparelhos e tubos que envolvem o pequeno rosto, ajudam o menino a manter-se vivo. O menor contato com a criança a faz mais feliz, pois quando a conversa cessa e dá-se as costas, ele volta à rotina de olhar para as paredes de azulejos brancos ou esperar por mais um visitante, por uma nova distração.

Seu vizinho de quarto já operou. Ele fará companhia a Ezequiel na espera do “bom velhinho”. Será que ele virá? Talvez não chegue por uma chaminé – até porque não há - ou vestido de vermelho fazendo ho-ho-ho. Talvez não tenha uma barba longa ou óculos em formato circular ou de meia lua. Talvez não tenha a pele enrugada e nem velho seja.
Certamente, os minutos, as horas em que alguém tratou Ezequiel e o companheiro com a importância que necessitavam os acompanharão ao longo de sua caminhada. Mal sabem os pequenos que o afeto compartilhado traz felicidade mútua. E que visitá-los, principalmente em época de natal, é um convite a refletir a respeito da vida, por muitos desprezada e por outros tanto primada, a fim de que possam seguir sempre em frente.

Ezequiel continuará à espera da cirurgia, do “bom velhinho” ou de quem lhe queira fazer companhia. E isso vale para os pacientes do Hospital Santo Antônio, do Conceição, do Moinhos de Vento...

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Atualiza, atualiza, atualiza, atualiza...Atualiza, atualiza, atualiza, atualiza...Atualiza, atualiza, atualiza.

ATUALIZA!

9:14 AM  
Blogger Luana Duarte Fuentefria said...

Ei ei! Vamos atualizar esse blog hein?!

5:53 PM  
Blogger Luana Duarte Fuentefria said...

No ctrl C + ctrl V:

Atualiza, atualiza, atualiza, atualiza...Atualiza, atualiza, atualiza, atualiza...Atualiza, atualiza, atualiza.

ATUALIZA!

5:32 PM  

Post a Comment

<< Home